Bom, como sabem moro em Portugal e aqui os pães são deliciosos e têm para todos os gostos, desde a baguete francesa (que é o mais próximo do nosso pão de cada dia), rústico, de Mafra, coração, bolinhas, papo seco, de centeio, de mistura, de chouriço, de torresmo etc.
Mas um dia desses fiquei louca de saudade daquele pãozinho caseiro, fofinho e húmido e lembrei logo dos pães que uma tia minha fazia no sítio dela, de-lí-ci-o-sos!
Enfim, juntei a fome com a vontade de comer e ainda fez sucesso com os portugas!
Sem mais delongas aqui vai a receita:
Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo (xícaras de 250ml)
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
4 colheres (sopa) de acúcar
2 xícaras de (chá) de água morna
100g de banha, derretida e fria.
1 xícara de (chá) de leite
1 ovo levemente batido
1 1/2 colher de (chá) de sal
Modo de fazer:
Colocar a farinha numa vasilha, fazer um buraco no meio e acrescentar o fermento, o acúcar e a água. Com as pontas dos dedos, vá misturando os ingredientes com a farinha dos lados até formar um mingau mole. Tape com um pano e deixe crescer até formar uma esponja.
Coloque os outros ingredientes e misture, ainda continuará grudento. Vá acrescentando farinha aos poucos e transfira para uma bancada para sovar bem a massa até desgrudar das mãos.
Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos, depois de descansada amasse só mais um pouquinho estenda com um rolo se quiser rechear. Coloque uns fios de azeite, fatias de presunto e queijo e orégano par dar um gostinho especial. Enrole como um rocambole, coloque em uma fôrma e pincele com uma gema de ovo, deixe descansar por uns 20 minutos e asse em fôrno pré-aquecido 200ºC por mais ou menos 1 hora.
Bom apetite!