Gente, vocês não tem noção da minha felicidade!
Não sei por que eu nunca tentei fazer a massa de pastel, sei lá, achei que era muito difícil, coisa que só japonês sabe fazer. Enfim, moro em Portugal há quase cinco anos e a coisa que eu mais senti falta era de pastel, meu Deus eu até sonhava que tava na feira pedindo pastel de palmito, hahahaha!
O ano passado fui ao Brasil e comi pastel como se não houvesse amanhã, até trouxe uma massa escondida na mala! Este ano consegui encontrar uma massa razoável numa lojinha de produtos brasileiros, mas paguei 6.00 euros, uma fortuna!
Finalmente encontrei coragem pra tentar fazer a massa, abri com um rolo mesmo, foi muito simples, super barato e ficou perfeita!
Aí eu me lembrei que pode haver mais pessoas como eu, longe da terrinha e que morre de saudade de alguns quitutes brasileiros, pode confiar e fazer a massa fica toda pururuca mas macia ao mesmo tempo sabe?
Chega de falar, aí vai a receita:
Ingredientes
2 xícaras de (chá) de farinha de trigo
1 colher de (chá) de sal
1 pitada de açúcar
2 colheres de (sopa) de pinga
2 colheres de (sopa) de óleo
1 xícara de (chá) de água morna
Modo de fazer
Colocar a farinha numa vasilha e fazer um buraco no meio, colocar o sal, o açúcar, o óleo e a pinga, misturar estes ingredientes com as mãos fazendo uma farofa e acrescentar a água morna. Misturar bem a massa que deve ficar sem grudar nas mãos, se for necessário colocar um pouquinho mais de farinha. Numa superfície lisa sovar bem a massa, amassar como um pão por uns 10 minutos. Colocar na vasilha novamente com um pano úmido por cima e deixar descansar por 30 minutos, após este tempo já pode abrir a massa bem fininho uns 2mm se quiser já pode montar os pastéis com o recheio da sua preferência e fritar, pode também embrulhar em papel filme enrolar como se fazem nas feiras e guardar para usar depois.
Bom apetite!
Beijos doces